O que é a Marea Granate?

Marea Granate (Marea Garnet) é um movimento transnacional, não-partidário e feminista, formado por migrantes e apoiantes do Estado espanhol, que visa combater as causas que causaram crise económica e social que força a nossa emigraçâo.

O nosso colectivo nasceu a partir de outros movimentos sociais que surgiram na Espanha em anos recentes. Somos a extensão destes fora do território espanhol. A nossa maré é grená como a cor dos nossos passaportes, símbolo da emigração forçosa.

Porquê lutamos?

A nossa situação actual como emigrantes é o resultado directo das políticas económicas e o incremento da injustiça social que tem tido lugar em Espanha. A corrupção, favorecida por um sistema sem escrúpulos, a nível nacional e a nível global, roubou o nosso espaço e a inexistente democracia, a nossa voz. Uma minoria cheia de cobiça, toma as decisões que nos pertencem para o seu próprio e exclusivo benefício. Denunciamos o actual papel da Troika (UE, BCE e FMI) e o voto “suplicado”.

Queremos assim, analisar e denunciar as consequências destrutivas do actual sistema económico: por um lado, identificando as causas que nos levaram a deixar os nossos lugares de origem, as nossas famílias e amizades; por outro, dando a conhecer as difíceis condições de vida das pessoas que emigram.

Estamos conscientes de que a nossa luta não é uma luta isolada, que os motivos pelos quais saímos fora de Espanha também acontecem em outros países; por isso, procuramos estabelecer relações com os colectivos locais que estão perto de nós. Além disto, há outros colectivos de emigrantes nos nossos países de acolhimento com os que colaboramos com a criação de uma rede de apoio mútuo para as pessoas que acabam de chegar ao país. A Maré Grená concretiza desta forma, um sentimento partilhado por muitos para mudar esta situação.

Como nos organizamos?

Somos um movimento horizontal que se reúne de maneira regular em assembleias, presenciais e virtuais, a nível local e global. Promovemos novas formas de participação, auto-organização e defesa dos direitos que vão além-fronteiras. É por isso que estamos a compor uma rede de cooperação internacional, ligando-nos a outras iniciativas com o objectivo de construir um futuro justo e não precário.

As nossas acções têm como elementos característicos a não-violência, o respeito, a auto-organização, a solidariedade e a procura do bem comum.

Como posso participar na Maré Grená?

Partimos do pressuposto que todas as pessoas têm muito para dar. Se tiveste de emigrar, junta-te ao teu grupo local da Maré Grená. Se ainda não existe um no lugar onde te encontras, podes criá-lo.

Se estás em Espanha, convidamos-te a dares visibilidade ao nosso movimento.

Email: coordinacion (a) mareagranate.org

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *